Translate

sexta-feira, 27 de abril de 2012

As dificuldades de um cadeirante para se locomover aos lugares

Nós, cadeirantes, encontramos diariamente várias dificuldades para nos locomover, por que os lugares não são adaptados para receber uma pessoa cadeirante.
Para nós, que somos portadores desta deficiência, é bastante constrangedor, não poder ir com os amigos ao cinema, restaurante, igreja ou até mesmo a escola, por causa de uma simples rampa que esses lugares públicos não possuem.
Bem, já sou adolescente, e, é claro que como todo jovem, sinto vontade de sair e me divertir com meus amigos e familiares, mas vivo em um estado que não adquiri uma boa infraestrutura, em relação às adaptações de lugares para receber pessoas com limitações. Por isso, alguns pontos turísticos de minha cidade não são tão visitados por pessoas como eu. Um simples passeio pelo o centro, já faz a diferença na minha rotina, porém, alguns locais, fazem com que eu fique totalmente impedida de frequentá-los.
Gente, vocês pensam que é fácil, eu ver as outras pessoas saírem para locais sem acesso a mim, que sou uma cadeirante?




Não mesmo... Em relação a esse ponto, me sinto totalmente excluída, me sinto sem opção para me divertir em minha própria cidade. E não é somente isto que coopera com nossa permanência em casa, existe também a nossa dependência de transportes públicos que é outro grande desafio que enfrentamos, pois a maioria deles não possuem adaptações para cadeirantes, quer dizer alguns até tem, mas os que têm, na maioria das vezes estão com algum problema como, por exemplo: os motoristas não sabem manusear o equipamento, a rampa do ônibus está com algum defeito ou até mesmo o próprio equipamento não funciona. É, nossa vida não é fácil! Além de passar por todas essas situações, ainda temos que esperar por horas e horas numa estação de ônibus, mas muitos condutores não param, porque como esse processo de um cadeirante entrar num veiculo é bastante demorado, eles optam por passar direto diante um passageiro com essas limitações. Outra coisa que eu não poderia esquecer, infelizmente sempre vejo os outros passageiros reclamando para o condutor que vai perder muito tempo se pararem para nós, que perdem muito tempo em sua rota, enfim, a sociedade é uma das grandes causadoras disso.





Só quero que a humanidade pense um pouquinho nesta questão a partir de hoje!
                                                               Até mais!!!

2 comentários: